CICLO LONGEVIDADE ATIVA: PROJETO DE VIDA PARA SENIORES ciclo@storiabr.com

O equilíbrio que atravessa gerações

13 de janeiro de 2026 Ciclo Longevidade Comments Off

Com o passar dos anos, nossa relação com o dinheiro muda. Já erramos, acertamos, insistimos em escolhas que não funcionaram e, em outros momentos, colhemos frutos de decisões bem-feitas. Na maturidade, o dinheiro deixa de ser apenas projeto de futuro e passa a ser ferramenta de presente, algo a ser usado com consciência para sustentar a vida que queremos viver agora.

Para quem conseguiu construir uma base sólida, esse é o tempo de desfrutar com equilíbrio do que foi conquistado. Sem culpa, sem excessos, com clareza sobre prioridades. Para quem não alcançou o padrão idealizado, a maturidade também oferece algo precioso: lucidez. Sempre é tempo de aprender, reorganizar, rever hábitos e criar um plano possível, alinhado à realidade e aos desejos atuais.

Planejar as finanças nessa fase não é sobre acumular mais, mas sobre fazer escolhas melhores. É entender o dinheiro como meio, não como fim. Usá-lo para garantir tranquilidade, liberdade de decisão e pequenos prazeres cotidianos que fazem a vida valer a pena.

A maturidade convida a uma relação mais honesta com os números e mais generosa consigo mesmo. Afinal, felicidade financeira não é ter tudo, mas é importante saber usar o que se tem de forma consciente e alinhada ao que realmente importa. Lembre-se também que a maneira como você lida com o dinheiro é modelo para as próximas gerações. Portanto, há também uma responsabilidade com o outro quando fazemos escolhas financeiras, tanto em relação ao que podemos proporcionar de segurança para os familiares como ao exemplo que influencia o comportamento de filhos e netos em relação ao dinheiro. 

Post anterior
Próximo post